Lançado em setembro de 2003, este livro procura sintetizar num volume único todo o conteúdo que habitualmente é cobrado nos exames avaliativos para o ensino médio: Enem, vestibulares e programas de avaliação seriada.

O manual divide-se em três partes, cada uma delas subdividida em quatro unidades: I. Geografia Geral (Geo-história e Geocartografia; Geoeconomia; Geopolítica; Geofísica); II. Geografia do Brasil (Geoeconomia do Brasil; A população brasileira; Geofísica do Brasil; Geografia regional do Brasil); e III. Geografia Regional do Mundo (O continente Americano; Europa e Comunidade dos Estados Independentes; África e Oriente Médio; Ásia e Oceania).

Apesar da preocupação explícita com os exames avaliativos para o ensino médio, que nem sempre são inovadores, também existe uma ênfase no desenvolvimento do senso de cidadania e, consequentemente, do espírito crítico do educando, com forma de apresentação do conteúdo e sugestões de atividades que se voltam para o aprender a aprender, o aprender a ser e a conviver, o aprender a fazer e a pesquisar, além de trabalhos inter ou transdisciplinares, algo absolutamente imprescindível neste novo século.